FAF divulga áudios e vídeos da polêmica decisão do Campeonato Alagoano entre CRB e ASA
- MinutoEsportes
- 17/03/2025 23:06
- Futebol
A tensa e polêmica final do Campeonato Alagoano entre CRB e ASA no último sábado, continua rendendo. No final da noite desta segunda-feira (17), a Federação Alagoana de Futebol (FAF), divulgou áudios e vídeos do VAR, que apresenta falhas técnicas e problemas de comunicação entre os profissionais da cabine e de campo, na partida que terminou com vitória de virada por 2 a 1 do time regatiano sobre a equipe alvinegra.
A FAF divulgou três lances que foram revisados durante a partida e que serão encaminhados para a Comissão Nacional de Arbitragem, com o objetivo de tornar todo o processo transparente perante os envolvidos.
O primeiro lance revisado e divulgado foi do gol que abriu o placar da partida. Aos 17 minutos, Junior Viçosa aproveitou cruzamento na área e tocou de cabeça, tirando do alcance do goleiro Matheus Albino. O detalhe do lance foi um possível toque de mão do atacante, mas que rapidamente foi descartado e o gol validado. (Veja o lance 1).
A grande polêmica da partida foi o segundo lance revisado. Aos 27 minutos, Gegê cobra escanteio, David da Hora desvia, Anselmo Ramon escora e Miranda empurra para o gol. A assistente Brígida Cirilo apontou o impedimento do camisa 9 do CRB. A análise do lance levou quase 9 minutos para ser concluída e neste intervalo, o sistema do VAR apresentou problemas que atrapalharam a comunicação entre o responsável pelo VAR, Rafael Salgueiro e árbitro de campo, Márcio Santos. (Veja o lance 2)

De acordo com a empresa responsável pelo VAR, “Brothers Tecnology”, um aquecimento excessivo provocou a instabilidade do sistema, gerando cortes na comunicação entre a cabine e o campo. Diante do impasse, a cabine recomendou que o árbitro de campo informasse aos capitães, Anselmo Ramon do CRB e Cristian Luca do ASA, que um problema com a tecnologia estaria afetando no tempo de análise. Com a falha de contato entre as partes, o árbitro Márcio Santos validou o gol e logo depois, foi acionado pela cabine, que corrigiu a decisão de anular o que seria o gol do empate.
Após o problema, o jogo foi retomado e paralisado mais algumas vezes por substituições e paralisações para atendimentos médicos. Com isso, foram aplicados 14 minutos de acréscimos e posteriormente mais três, totalizando 17 minutos de acréscimo.
Dentro do tempo extra, o CRB conseguiu o empate em mais um lance polêmico. Aos 55 minutos, bola na área que passa por toda a defesa pega na barriga de Anselmo Ramon e segue para o gol. Porém, foi apontado um possível toque de mão do atacante regatiano. A análise da cabine apontou que o toque de mão havia sido do defensor do ASA e dessa forma, validou o gol de empate. (Veja o lance 3)
Com os ânimos muito exaltados dentro e fora de campo, o CRB foi empurrado pela torcida e conseguiu gol da virada aos 61 minutos, que não gerou questionamentos e por isso, não foi divulgado publicamente.
A vitória garantiu ao CRB o tetracampeonato estadual, enquanto o ASA lamentou a derrota e questionou a arbitragem alagoana e a Federação Alagoana de Futebol, chegando a mencionar possível "manipulação de resultado”, o que forçou a entidade máxima do futebol a liberar os conteúdos publicamente.
Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.